O desenho é extremamente importante para o desenvolvimento infantil, você sabia? Pois é, e não só isso, é também uma forma da criança se expressar, mostrar suas experiências e emoções em cores, traços e formas, e tudo isso ajuda a estimular vários aspectos cognitivos, por exemplo, a atenção, a percepção, a linguagem, o raciocínio, etc.

Aqui no Colégio Dom Pedro, a arte é estimulada desde cedo. E a gente acredita que desenhar seja muito mais do que um simples passatempo. Mas, em casa, esse estímulo também pode acontecer paralelamente. (Continue lendo)

 

Benefícios da arte na educação infantil

Os benefícios da arte na educação infantil são enormes. E não faltam artigos científicos para embasar essa ideia. Um deles, chamado de Art in Early Childhood: Curriculum Connections, de Jill Englebright Fox e Stacey Berry, afirma que a arte é uma parte importante dos programas da primeira infância.

Um conhecido pedagogo alemão, Friedrich Fröbel, o fundador do primeiro jardim de infância, acreditava que era na educação infantil que as crianças deveriam se envolver em atividades artísticas e na apreciação da arte de outras pessoas. Para ele, elas não só permitem que os professores reconheçam crianças com habilidades raras, mas porque ajudam no desenvolvimento completo da criança. Conforme as crianças crescem, a arte se move para além da exploração de seus sentidos e passa a envolver o uso de símbolos. Elas começam a representar objetos, eventos e sentimentos reais em seus desenhos.

No Brasil, a artista e escritora brasileira Edith Derdyk conta em um dos seus livros que o desenho atua como um jogo no qual a criança é dona de suas regras. Em “Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil”, Edith fala sobre o desenho ser uma linguagem que atravessa todos os tempos – das cavernas à informática – e que sempre esteve presente na História da Civilização.

“O desenho é linguagem inata: toda a criança, de qualquer tempo e lugar, desenha. Toda criança possui intimidade com o desenho como ponte de investigação, expressão e comunicação com o mundo. Existe uma proximidade imensa e natural entre o ato de desenhar e a ação corporal mais do que com o quê a criança deseja ou pensa em “representar”. Num primeiro momento do desenvolvimento da aquisição da linguagem do desenho, a criança é verdadeiramente o seu gesto, o seu traço, o seu movimento e o desenho é resultante desta ação, registrando o percurso do movimento do corpo no espaço do papel, na parede, em qualquer superfície.”

(Edith Derdyk, em entrevista para o site Tempo de Creche).

 

Válvula de escape, desenvolvimento da coordenação motora…

O desenho, particularmente, simboliza o que elas sabem e sentem. A arte é uma válvula de escape necessária para auxiliar o desenvolvimento do vocabulário, escrito ou verbal. Elisa de la Roche escreveu sobre isso em Snowflakes: Developing Meaningful Art Experiences for Young Children.

Para pintar ou desenhar em um papel no chão ou em uma parede, por exemplo, trabalham coordenação e força; para cortar com a tesoura ou modelar argilas, trabalham mãos e punhos e o controle na coordenação motora fina. E não só isso, também desenvolvem a coordenação olho-mão: coordenar o que veem com os movimentos de suas mãos ou dedos. Tudo isso é fundamental para, posteriormente formar as letras, os espaçamentos das palavras na escrita, entre outras habilidades. Enquanto fazem desenhos e criam arte, também desenvolvem e aprendem a controlar seus grandes e pequenos grupos musculares. (livro: Growing Artists: Teaching the Arts to Young Children, de Joan Koster).

Cabe a nós, pais e educadores, incentivar a arte na educação infantil e criar oportunidades para as crianças desenvolverem suas habilidades artísticas.

Vamos fazer arte?

 

Ideias para fazer em casa

Já pensou em transformar uma parede de casa em um grande quadro negro? Tem uma tinta específica para isso e é super simples de fazer. Para desenhar, usa-se o giz e para apagar, um pano úmido.

Tem também a parede de papel Kraft; uma ideia mais simples, mas tão legal como qualquer outra. Como?  Cubra uma parede com papel Kraft e deixe as crianças soltarem a imaginação: canetinhas, lápis de cor, giz de cera, etc. E o papel pode ser trocado sempre que achar necessário.

Uma outra ideia é usar uma parede de lousa branca, mas para fazer esse efeito, você vai precisar de um adesivo vinílico. E para escrever e desenhar, só usar uma caneta específica para quadro branco, e apagar com um simples paninho.

+ Atividades para fazer arte em casa (e na escola)

Livros para pintar: São muitas as opções para os pequenos usarem vários materiais para colorir seus personagens favoritos ou novos protagonistas em seu imaginário, da tinta guache às canetinhas.

Pintura com as mãos e os pés: em vez de pincéis, por que não usar as mãozinhas e os pezinhos? Uma ótima ideia para guardar de recordação e quem sabe até virar um quadro para decorar o quarto dos pequenos?

Pintura com sal: uma ideia para criar efeitos, texturas e padrões é utilizar o sal com corantes alimentícios. Em uma folha de papel ou caixa de papelão, faça desenhos com sal e depois use um conta-gotas para diluir os corantes e voilá!

Pincel de bolas de algodão (ou com uma esponja): ao invés dos pincéis tradicionais, você pode usar prendedores de roupa com bolas de algodão ou a boa e velha esponja, então, é só molhar na tinta guache e sair carimbando uma cartolina ou outra superfície grande.

Tinta de amido de milho: já fizemos por aqui e é muito divertido. A receita é simples: uma xícara de amido de milho, meia xícara de água fervendo, uma xícara de água fria e corante alimentício. Misture o amido com a água fria até dissolver e, então, coloque água quente até atingir a consistência desejada. Depois, aplique o corante alimentício e pronto! Basta começar a usar a tinta em algum papel ou cartolina.

Pintura “espirrada”: a ideia consiste em pegar algum objeto, colocá-lo na tinta misturada com água e, então, jogar em uma cartolina ou papelão bem grande. Conforme o objeto bater na superfície, ele irá fazer uma mancha super divertida e colorida. Porém, tome cuidado com as roupas, paredes e tudo o que estiver ao redor: é melhor fazer isso no meio do quintal e com tinta lavável, certo?

São atividades pra lá de divertidas e educativas, mas a gente sabe que muitas dessas brincadeiras fazem sujeira, então, use roupas mais velhas e faça em algum lugar externo para evitar muita sujeira.

Mas, vamos combinar, é uma sujeira saudável e gostosa, não é mesmo?

 

 

 

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