O tempo passa rápido, mas ele voou! – E já chegou a hora do seu filho (a) mudar de ciclo: da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.

Crianças reunidas, felizes e comemorando, de uniforme do Colégio Dom Pedro, no gramado do Parque da Independência, em frente ao Colégio, aproveitando o dia de sol para compartilhar momentos felizes.

Reunião da turma para falar das mudanças de ciclo, da educação infantil para o ensino fundamental! (foto: arquivo Colégio Dom Pedro)

Mas, o que muda de fato na rotina dos filhos? E, mais do que isso, quais os desafios que eles irão enfrentar nesta nova etapa de descobertas, novos amigos, novos professores e novas atividades?

Confira a seguir algumas dicas para essa transição e acompanhe um pouco como foi nossa atividade com alunos e professores de cada ciclo, para integrar a turma toda, compartilhar vivências e conversar sem filtros.

Foi um momento de troca, entre alunos e educadores, sobre cada percurso de aprendizagem, alinhando expectativas e mitigando preocupações.

Mudanças à vista!

Enquanto na Educação Infantil, as brincadeiras e as interações são o eixo, no Fundamental, a rotina muda mas não pode haver ruptura; ou seja, é importante preservar momentos de brincadeira, onde a aprendizagem acontece na prática.

Neste momento, o que a gente trabalha é a ESCUTA! Ouvir as crianças e saber como elas imaginam o próximo ano é uma ótima maneira de entender seus medos e expectativas para os novos desafios que virão.

Durante a semana, tivemos uma roda de conversa para falar sobre o novo ciclo que se iniciará em 2024, que vem cheio de novidades e desafios para a turma do pré-2 e do 1o ano.

Respondemos sobre as curiosidades, contamos um pouco sobre a nova rotina e tentamos trazer leveza para esse momento, sabendo que será uma mudança muito grande. Não pode haver uma cobrança excessiva, da parte de ninguém!

Confira como foi, na nossa galeria #DiáriodeEscola.

Quer saber mais sobre o nosso Colégio? Agende uma visita e venha nos conhecer. Ainda tem vagas para 2024!

-> Mande uma mensagem por WhatsApp!