A gente sabe que ler é um hábito importante e saudável – para qualquer idade. Aqui no Colégio Dom Pedro valorizamos a leitura e estamos sempre incentivando os alunos a ler mais livros, afinal, conhecimento é aquele tesouro que ninguém pode tirar da gente. Certo?
E, estamos de férias, acredito que não tenha hora melhor de desenvolver esse hábito sem obrigação. Ler por prazer? Sim, é possível! Em tempos onde a internet, séries e filmes, games, tiktok e outras distrações tomam nosso tempo, o hábito de leitura pode ser uma terapia, um hobby e, mais do que isso, uma forma de se conectar com seu filho (a) por meio de histórias.
Mas, calma lá. Quando se trata de livros, lembre-se que é importante respeitar a preferência do seu filho – mesmo que quebre a sua expectativa. “Existe evidência de que as crianças só gostam de ler livros que elas mesmas escolhem – e obrigá-las pode reduzir o potencial de engajamento. Então, tanto os pais quanto os professores, devem lembrar que, às vezes, as crianças apenas querem ler um livro de sua escolha e aproveitar a leitura sozinhas.” (leia aqui para entender)
Pensando nisso, a Revista Crescer publicou uma seleção especial: 30 melhores livros infantis de 2022 e por aqui, fizemos uma seleção de 9 livros infantis que valem a pena ter na estante. (Veja um pouco sobre cada um na galeria abaixo)
9 livros infantis para ler em 2022
Já leu algum? (Comenta!)
Projeto Todo dia é dia de leitura
Falando em livros, no primeiro semestre de 2022 e também durante o ano de 2021, o Colégio Dom Pedro começou um projeto bem legal: Todo dia é dia de leitura, quando organizamos rodas com as crianças, para conversar sobre o livro e claro, ler a história. Cada vez, um aluno trazia um livro para lermos – e viajarmos – juntos. Foi demais!
Benefícios da leitura em família
Sentar e ler um livro com seu filho (a) é uma experiência que ajuda a estreitar e reforçar os laços afetivos, além de estimular essa conexão emocional tão importante entre a família. Também cria proximidade e pode ajudar até no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.
Além da imaginação que vai longe…
Depois, conversar sobre a história, ir além do livro e trocar ideias sobre como a leitura impactou em cada um, é uma excelente forma de entender os sentimentos dos seus filhos e também de estimular a empatia. Ler também é um estímulo para explorar e descobrir novos mundos de ideias e opiniões uns dos outros.
E, por último: sabia que a gente aprende pelo exemplo, né? Como estão as leituras por aí?