Aqui no Colégio Dom Pedro, a gente adora inspirar hábitos saudáveis dentro e fora da escola. E a leitura é um dels! Desde a infância, se cultivado, o hábito de ler é também um prazer, um momento com você mesmo, um tempo para estimular a imaginação e viajar sem sair do lugar.

Pensando nisso, encontrei essa seleção valiosa de livros infantis (e para jovens também), que vão ser tesouros na sua biblioteca. Confira:

Livros para crianças curiosas

Bons livros para crianças e adolescentes são eternos. (Fonte: Viagem em Pauta)

Sinto muito

Iuri Pereira e Marcelo Cipis

Um livro com divertidas ilustrações para traduzir os sentimentos. Para cada sentimento retratado por Iuri de forma poética (Felicidade, Raiva, Ansiedade…), o professor de literatura, Marcelo Cipis, cria um desenho com expressões levadas ao pé da letra como “contando os segundos”, “ataque de risos” e “cabeça fresca”.

ABCDArqueologia

Celina Bodenmüller e Luiz Anelli

Um tipo de alfabeto poético-científico criado com cada uma das 26 letras (ou “pílulas poéticas”) e associadas a um termo da arqueologia.

E de escavação, M de megafauna e S de Serra da Capivara, são alguns exemplos. Com ilustrações da psicóloga Graziella Mattar, são textos leves para explicar  expressões como homo sapiens, arte rupestre e zoomorfo…

ABCD Espaço

Dos mesmos autores do livro anterior, mas agora para falar de ciência de forma leve e poética. A obra é um abecedário poético, cujas belas ilustrações de Graziella Mattar acompanham textos informativos sobre temas como Big Bang, cometas e zona habitável.

Se eu fosse fungo

Gaia Stella

Um livro pra lá de simpático dessa ilustradora italiana, onde João se imagina um fungo com todas as suas inúmeras possibilidades.

O didatismo dá lugar à fantasia e à informação. O pequeno leitor descobre sobre o fascinante mundo dos fungos, como a comparação entre as estruturas de um fungo e a do protagonista humano, por exemplo. Aliás, você sabia que os fungos funcionam como uma “internet da floresta”?

Grande Assim

Mhlobo Jadezweni

Escrito originalmente em inglês e na clicante língua xhosa, é uma homenagem a um dos 11 idiomas oficiais da África do Sul, terra natal do autor. Na edição brasileira, ganha uma versão em português que se aproxima do texto original.

Noite de Brinquedo

Antonia Mattos e Gabriela Romeu

Uma viagem pelo Cariri da protagonista Maria e pela cultura popular brasileira. A obra é ilustrada com gravuras de Luci Sacoleira, cearense que traduz o sertão em belas imagens de reisado, aboio e mata encantada. Ao final da obra, um pequeno manual de reisado que detalha os elementos dessa manifestação popular.

Viagem ao Brasil submarino

Maristella Colucci e Cláudia Carmello

É considerado o primeiro livro sobre ambientes subaquáticos brasileiros para o público infanto-juvenil. O leitor é convidado a nadar pelo mundo marinho, a partir das experiências de mergulho da autora em Ilha Grande, Abrolhos, Fernando de Noronha e o litoral norte paulista.

Curtiu as sugestões? Já leu algum? Comenta um livro, vários livros, pessoas que indicam livros são importantes!!

Colégio Dom Pedro Edu, conteúdos para ir além da escola. Conheça nosso Colégio, faça um tour virtual no site.