Na última semana, aconteceu aqui no Colégio a nossa 1ª Mostra Maker Dom Pedro: Um evento que envolveu as turmas do Fundamental 1 e 2 e trouxe muita criatividade para a escola!

Nesta primeira mostra do ano, os alunos trouxeram seus projetos realizados em família, com a Caixa de Aprendizagem Criativa da Faber-Castell. Foi a conclusão do primeiro projeto do ano e a gente reuniu todos eles na quadra do Colégio, não só para expor todos os projetos, mas para reconhecer o êxito de todos eles e também inspirar as outras turmas para essa cultura de criar, fazer e aprender na prática.

Cultura Maker no Colégio Dom Pedro: exemplos em casa e na escola

As turmas do Fundamental I e II receberam caixinhas de aprendizagem criativa da Faber-Castell no começo deste ano (entenda nossa Cultura Maker). No Fundamental I, são 4 livros paradidáticos, com um prazo de 2 meses para cada um dos projetos ali propostos. Para o Fundamental II, a caixinha é baseada em materiais. Para cada ano, um material diferente. Plástico, papel, madeira e metal, um para cada ano do Fundamental II.

Foram dois meses de projetos e muita colaboração dentro de casa e na escola. “Quantas baterias eu preciso, prô?”, ou , “quantos leds eu preciso para montar essa iluminação no meu quarto?”, entre outras dúvidas que eram trazidas de casa para a escola.

O conteúdo dessas caixinhas é pensado para cada etapa. Fundamental I, livros paradidáticos, canetinhas, post-its, e outros muitos materiais incríveis da Faber Castell para estimular a criatividade de todos; no Fundamental II, madeira, pó de serragem, lápis da Faber para serem usados como pilares, cortiças para aprenderem a trabalhar com madeira, entre tantos outros. Fora a parte de eletrônica, fiação, leds e outros acessórios. Tudo é pensado no mínimo detalhe para estimular o lado maker de cada faixa etária.

“Foi muito interessante acompanhar os alunos durante esses projetos. Eles pediam ajuda durante as aulas para concluir as atividades em casa. E começaram a pensar coisas que eles queriam aprender, habilidades que eles não tinham, para poder executar os projetos. Outra coisa legal foi o envolvimento das famílias, já que as atividades tinham que ser feitas em casa. Irmãos mais velhos, mães, pais, participaram da aprendizagem criativa e dos projetos. E, levar para casa essa cultura maker era uma das missões da caixinha. Para que todos vejam a cultura maker como algo coletivo, construído juntos. Família e Escola. E eles se orgulharam dos projetos que fizeram. Foi demais! Agora, as novas habilidades aprendidas vão ser continuadas, na Escola e nas próximas etapas da vida. Esses projetos visam mesmo essa integração, Família, Cultura Maker e a escola, para novas ideias”.

– Alissandra Rocha

A prô Lili filmou os projetos e como foi a nossa Mostra Makers.

Confira abaixo o vídeo na íntegra:

Galeria Mostra Maker Colégio Dom Pedro

No final de Junho teremos mais projetos Makers e muito mais diversão! Valeu, famílias, pela participação na atividade e na criatividade com os alunos.