Está chegando a hora da prova da OBA!

A OBA é uma competição anual realizada no Brasil desde 1998, organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). O principal objetivo da OBA é popularizar a astronomia e a astronáutica entre estudantes de todo o país, incentivando o interesse pela ciência e tecnologia.

A competição é aberta a estudantes de todos os níveis de ensino, desde o fundamental até o médio. A OBA é dividida em quatro níveis, dependendo do nível de escolaridade do aluno. As provas geralmente incluem questões teóricas e práticas relacionadas à astronomia, astronáutica, física e ciências em geral.

Os estudantes podem participar individualmente ou em equipes, e recebem certificados de participação de acordo com seu desempenho. Os melhores colocados em cada nível são premiados com medalhas de ouro, prata, bronze ou menção honrosa. Além disso, a OBA também pode selecionar estudantes excepcionais para representar o Brasil em competições internacionais de astronomia.

A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos, ou seja, o número de alunos participantes não é determinado.

Se você quer dar uma última olhada no material, vai no site da OBA que tem muito canal divulgando os aulões da OBA! Perguntamos pra professora Lili, o que fazer nos últimos dias antes da prova, veja abaixo!

Vale assistir os aulões especiais para os diferentes níveis, disponíveis no Youtube, nos canais como o Observatório Nacional e o da OBA.

Além disso, a prô recomenda baixar o aplicativo dos Simulados OBA e selecionar seu nível para fazer alguns desafios propostos por ali. São ótimos para fixar o conteúdo e ainda com tempo de 60 segundos para resposta.

Vantagens de se fazer

Algumas escolas de Ensino Médio e faculdades separam bolsas de estudo para medalhistas. Descontos grandes para o 9º ano que conseguiram a medalha de ouro, por exemplo. É uma jornada que você pode fazer ao longo do tempo, desde cedo.

Um exemplo conhecido é a Tabata Amaral, que veio da periferia de São Paulo e conseguiu estudar em Harvard. Ela garantiu uma bolsa por lá, porque ganhou medalhas em Olimpíadas Científicas, principalmente na OBA. Tabata ganhou, no Ensino Médio, medalha de ouro na OBA e foi selecionada para o time do Brasil que ganhou as Olimpíadas internacionais. E aí, conseguiu bolsa para estudar Astrofísica, em Harvard. Irado, hein?

É toda uma criação de currículo acadêmico, desde pequenos ter essa cultura para chegar lá no futuro com um bom currículo e boas chances de se destacar. Ano passado, o destaque do nosso Colégio foi João Pedro, que agora está no 7º ano; ele ganhou medalha de ouro no nível 3, o que daria direito a ele de entrar nas seletivas da Olimpíada Internacional. Porém, ele ainda não tinha idade para participar (só alunos do 9º e do Ensino Médio). Neste ano, ele vai participar novamente e estamos na torcida por aqui!

– Prô Lili

A Prô Lili tem um canal no Youtube que divulga aulas e simulados por ali. Uma playlist exclusiva de conteúdos para OBA, não só explicando as provas, mas conceitos fundamentais da Astronomia, do Sistema Solar e tudo mais envolvido nesse estudo da Astronomia.

Por aqui, no Colégio Dom Pedro, fizemos um curso extra que está terminando agora, um Preparatório para a prova da OBA, e os alunos estão prontinhos para encarar a prova, nesta sexta-feira (19/5).

E aí, ficou interessado em estudar Astronomia mais profundamente? Prepare-se: em junho vai começar um curso especial!

“A Astronomia é transdisciplinar. Matemática, Física, Química e Português. Geografia também, geofísica e tudo mais. Eu sempre aposto na Astronomia como uma disciplina obrigatória para o aluno que quer ter uma formação global dos conhecimentos que a escola pode proporcionar. É um assunto fascinante para todos, de qualquer idade”.

– Prô Lili

OBA: Quem pode participar?

Podem participar todos os estudantes dos níveis fundamental e médio do país, regularmente matriculados em instituições de ensino médio e/ou fundamental.

Não há restrição quanto ao número mínimo ou máximo de alunos participantes por escola. Se a escola onde o aluno estuda não estiver cadastrada para participar da OBA, o estudante interessado poderá recorrer a outra escola cadastrada.

O Colégio Dom Pedro está dentro da OBA e nesta sexta-feira, 19 de maio, acontecerá a primeira prova.

Se curtiu a ideia de participar de Olimpíadas assim, e quer saber mais sobre o assunto, achei esse esse site bem legal: https://www.pravaler.com.br/olimpiadas-de-astronomia-como-funciona-inscricoes-e-as-principais-do-brasil/ .

Boa sorte, alunos!