Você, professor, já usou alguma ferramenta tecnológica para te ajudar em sala de aula, certo? Elas existem e não tem como fugir. As ferramentas de IA principalmente são incríveis e assustadoras ao mesmo tempo. Como então trazê-las para inspirar em sala de aula e usá-las a seu favor?

E, fica a reflexão: se você não se atualizar, seu aluno com certeza irá saber dessas inovações que já não são novidade para quem faz conteúdo pela internet. Então, vem comigo: continue lendo para descobrir 9 ferramentas de IA que vão te ajudar em sala de aula (e na vida):

Ferramentas de IA para educação: listinha com links para clicar e testar:

1. Youtube Transcript

Ferramenta que transcreve todo o conteúdo do vídeo selecionado. Perfeita para criação de atividades e materiais, para transcrever os conteúdos da sua própria aula e também aproveitá-los em outros formatos.

2. Tome

Cria apresentações de slides (entre outros documentos) inteiras para você. O deadline tá chegando e você precisa correr? Ou o material da aula ainda não tá pronto? Corre pra lá! Crie.

3. ChatGPT

Nada como boas ideias para inspirar e este aqui é um caminhão de ideias, recursos prontos e suporte na criação de planos de aula personalizados. Para auxiliar nas suas aulas, hein? Use como referência e crie seu próprio conteúdo em cima dos resultados. Você também pode pedir para ele revisar e corrigir seus materiais, dar dicas de tecnologia e orientações pedagógicas.

4. Roshi

Gerador de atividades a partir de vídeos, textos e outros tipos de mídia. O Roshi produz atividades em formatos diversos, de forma rápida e a partir de qualquer conteúdo que esteja na internet. Ou seja, vai te ajudar a simplificar o processo de criação de aulas e personalizar o seu material de acordo com os gostos dos seus alunos.

5. Voicemaker

Essa ferramenta converte textos em áudios. Assim, os usuários podem transformar o conteúdo escrito em arquivos de áudio no formato mp3 ou outros compatíveis.

6. Canva

O Canva funciona como um editor, tipo o Photoshop. Com ele, os alunos e professores podem criar suas próprias imagens para seus projetos, de forma mais fácil e prática. E ir além: vídeos, apresentações e muito mais na versão Pro, que conta com interligação a diversos outros apps e IA disponíveis. Veja como conseguir usar a versão PRO, sendo um professor.

7. TED-ED

Nessa plataforma de educação, baseada em inteligência artificial, os alunos possuem a oportunidade de acessar uma variedade de conteúdos educacionais, como palestras, vídeos e aulas, que são selecionados e recomendados conforme suas necessidades e interesses.

8. MindMeister

Vamos fazer um mapa mental? Essa ferramenta colaborativa de mapeamento mental, ajuda a visualizar o que planejou, facilitando o brainstorming e organização de ideias. Perfeito para usar em trabalhos de equipe ou evoluir em projetos especiais. É possível exportar os mapas mentais para usar em apresentações ou estudos posteriores. Permitindo, dessa forma, uma flexibilidade maior.

9. Evernote

O Evernote serve para criar e adicionar anotações e documentos em formato PDF, salvar artigos da web e elaborar lista de tarefas. Fica mais fácil de organizar os conteúdos e melhorar a produtividade e eficiência nos estudos.

Curtiu? Teste, aprenda e pratique.
A gente fica bom em tudo que pratica.