O sábado letivo de outubro (21/10) foi um sucesso e reuniu famílias, equipe e alunos aqui no Colégio Dom Pedro. Foi lindo de ver o protagonismo dos alunos liderando todas as atividades, mostrando aos pais o que eles mesmo fizeram, participando junto e mostrando que o papel da escola vai além da sala de aula: tem a ver com conexão, com relações, com trocas ricas para todos.

Aquela velha história que a gente ouve por aí, que a gente aprende enquanto ensina, é a mais pura verdade.

Tudo que produzimos para o Projeto Sustentabilidade virou a I Mostra Cultural do Colégio Dom Pedro. Para mostrar os trabalhos incríveis feitos durante o Projeto sobre Sustentabilidade, guia de muitas atividades que aconteceram por aqui ao longo de 2023, e que contou com uma super produção de todos para acontecer.

Como foi a I Mostra Cultural:

A sensação da Mostra foi a lojinha “Segunda Chance” (eu amei esse nome, e acho que tem que virar uma loja deles mesmo hein?), com produtos recicláveis feitos pela turma do Fundamental I, estimulando o empreendedorismo, a solidariedade e o fazer por si mesmo.

E, para encantar os olhos,  a Mostra dos Percursos Criativos feitos pela turminha da Educação Infantil, que foi incrível, com os trabalhos dos pequenos, inspirados em grandes mestres da arte do mundo.

“A mostra cultural da educação infantil fez um diálogo entre as artes plásticas e a sustentabilidade – projeto do Colégio para 2023. Tecemos uma narrativa que contemplasse os artistas dos projetos, cujos trabalhos potencializassem os percursos criativos de cada criança e suas diversidades. Os resultados foram produções infantis muito criativas e significativas”, contou Nadja, coordenadora da Educação Infantil.

No laboratório, dois momentos muito legais: para estimular a cidadania, alunos, pais e professores usaram a urna eletrônica para votar práticas sustentáveis na comunidade escolar, e do outro lado, uma turma de cientistas mostrava, através do microscópio, células da casca de cebola e da nossa saliva, e eu aprendi muito! Aliás, fica aqui uma curiosidade legal: a casca de cebola se assemelha a escamas!! E a saliva, eu achei parecida com ondas do mar!

Do ladinho da quadra, na nossa Sala Maker, a turma se dividiu em duas: de um lado, brinquedos feitos pelos alunos para estimular o lúdico e as atividades em família: um jogo de pebolim feito com palitos, pregador e caixa de papelão ou um carrinho que andava ao soprar a bexiga que estava acoplada nele?

Aqui, ficou evidente que Educação Física é muito mais que jogos na quadra: tem a ver com o lúdico e com a cabeça também…

Do outro lado, um projeto feito por várias mãos: um vestido Rococó sustentável, feito de jornal e outros elementos recicláveis, além de uma aula sobre o tema: do Lixo ao Luxo.

E não faltou movimento com os jogos e brincadeiras sustentáveis e em inglês (EConsume). Também teve aula de Língua Portuguesa, interpretando músicas; de matemática, na prática, mas de um jeito diferente, quem ensinou foram eles!

Acha que acabou? Nada!

• Ainda rolou um live-painting no nosso quintal: um lençol em branco, tintas com corantes naturais (beterraba, cúrcuma, etc), pincel e a criatividade livre para pintar.
  • Na salinha da reciclagem, um papo sobre sustentabilidade, exposição dos robôs sustentáveis e a janela da Gabriela, com a turminha que trabalhou o tema das Latinhas e da reciclagem;
  • Já pensou desenhar a música? Sim, fizemos isso também com a oficina inspirada em Kandinski;
  • E também aprendemos como fazer papel reciclado! Ficaram lindos!

Ufa!

Para finalizar em grande estilo, um momento solene: premiar os alunos que participaram da OBA 2023: a Olimpíada Brasileira de Astronomia!

OBA 2023: Medalhistas do Colégio Dom Pedro e a Prô Lili na frente do Colégio.

Quanta coisa aconteceu em um sábado só! E certeza que eu devo ter esquecido de citar algo (desculpem por isso!), mas… é sobre isso, aqui no Colégio, tem sempre algo incrível acontecendo! Uma rotina sempre igual, sempre diferente.

Um trabalho de time de verdade: professores e alunos juntos, criando, se reinventando, aprendendo e ensinando — fazendo e construindo com as próprias mãos… e se divertindo pelo caminho. 💙♻️ E a família participando de perto deixou ainda mais especial! Ano que vem tem mais! E vai ser ainda melhor.

Fiz uma galeria de melhores momentos que captei ao longo da nossa Oficina. Espero que gostem!

Veja mais sobre a I Mostra Cultural do Colégio Dom Pedro no nosso Instagram. Aliás, já segue a gente por lá? Todo dia tem conteúdo!

Matrículas abertas para 2024! Venha nos conhecer!