Aqui no Colégio Dom Pedro estamos sempre buscando referências e tendências na Educação, olhando para o futuro e pensando no que podemos fazer para colaborar com ele.

Um desses lugares é o Porvir, vocês conhecem? Eles sempre divulgam ações, notícias, pautas e ideias incríveis para quem também quer ficar antenado no mundo da Educação, para quem busca alternativas criativas e inovadoras para levar para dentro da escola. Afinal, a gente precisa estar antenado e sempre se reinventando para continuar ensinando crianças e jovens.

Nos últimos anos, a temática meio ambiente ganhou destaque nas salas de aula. E é possível abordar esse assunto de forma lúdica, divertida e que estimule a participação dos alunos – sem deixar de ensinar ao mesmo tempo!

E, aqui no Colégio, estamos organizando várias atividades pensando em sustentabilidade e meio ambiente.

Reciclar, reutilizar e repensar o consumo e o uso de objetos, conscientizar sobre alimentação saudável e o consumo sem desperdício, entre muitas outras! No #diáriodeescola, publicamos diariamente nossas atividades dentro da escola, já viu por lá? Siga-nos no Instagram: @colegiodomp.

Confira abaixo algumas das atividades que fizemos, com as turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II

Demais, né? Tudo pensando em educar para transformar; em educar para o futuro.

+ Ideias para levar para sala de aula

Esta atividade didática foi desenvolvida para proporcionar reflexão e discussões sobre o potencial dos resíduos sólidos produzidos nas residências ou na escola, que usualmente são descartados  em coletores de lixo. Propõe a construção de artefatos que possam ter utilidade contribuindo para a economia circular, que trata de prolongar o tempo de vida  dos materiais sugerindo transformações e adaptações para outros usos. Baixe todo o material dessa atividade didática e utilize-o em aulas: aqui.

EXTRA: filmes para sala de aula

“Pescamos lá no site Porvir, uma lista de filmes sobre o Meio Ambiente para levar para dentro da sala de aula, pensando em conscientizar e educar para o futuro. Veja abaixo 6 filmes para debater o meio ambiente em sala de aula:

1. A história do Greenpeace, de Thierry Lestrade;
  2. Serras da Desordem, de Andrea Tonacci;
  3. A Mãe de Todas as Lutas, de Susanna Lira;
  4. Nossa Casa- Guarani-Kaiowá, de Mariana Fagundes;
  5. Baía de Guanabara – A Saga da Despoluição, de Paula Fiuzi;
  6. Chico Mendes- Um Povo da Floresta, de Edilson Martins.

E aí, bora fazer um cineminha na escola qualquer dia desses?