Piolho?

No decorrer do ano, é comum surgirem casos de crianças com piolhos. Por isso, é importante tratar o cabelo das crianças – apresentando ou não o problema. É importante sempre observar de perto seu filho para perceber logo que tem algo errado.

A infestação de piolhos na cabeça é chamada de pediculose. Os piolhos são insetos pequenos, sem asas, que se alimentam de sangue. A transmissão ocorre pelo contato direto ou pelo uso de bonés, chapéus, escovas de cabelo, pentes ou roupas de pessoas contaminadas.

Estou com piolho, e agora?

A simples aplicação de uma medicação piolhicida não garante a interrupção do ciclo biológico, pois esses medicamentos não têm o poder de matar 100% das lêndeas.

Para combater eficazmente a pediculose, deve-se realizar um tratamento integral: matar os piolhos com medicação específica e garantir a remoção manual de 100% das lêndeas.

Além disso, secar o cabelo com secador bem quente, principalmente na região da nuca, após a lavagem e trocar a fronha do travesseiro diariamente são atitudes que ajudam no tratamento.

*Caso seja observado algum aluno ainda com lêndeas ou piolhos, pedimos que os pais venham buscá-lo; e o mesmo dever permanecer afastado da escola, por sete dias, para tratamento.

O que são piolhos?

Os piolhos são pequenos insetos (têm entre 0,5 e 8 mm de comprimento) da ordem Phthiraptera.

O piolho é um ser parasita, se alimentando basicamente do sangue do hospedeiro, além de resíduos da epiderme e secreções sebáceas.

Esses insetos parasitam mamíferos, inclusive o ser humano, e aves. Cada espécie de piolho é dependente exclusiva de seu hospedeiro, visto que um piolho que ataca uma ave, por exemplo, não pode atacar o ser humano e vice-versa.

Esses insetos possuem órgãos adaptados para a sucção do sangue e garras nas pernas que os fazem permanecer grudados no hospedeiro. Um piolho produz, em média, de 10 a 12 ovos por dia. Seu ovo é chamado de lêndea, fica grudado nas raízes dos fios de cabelo ou pelos e eclodindo em 5 ou 6 dias.

O piolho pode ser um vetor de doenças, como no caso da febre tifóide.