Ver uma estrela cadente, pegar sua sombra, brincar com água, fazer arte com as folhas e galhos que caem das árvores, procurar um arco-íris…

Já ouviu falar do conceito de vitamina N, cunhado por Richard Louv, um escritor norte-americano que investiga a relação das crianças com o meio ambiente?

Ele acredita que qualquer contato com áreas verdes proporciona ganhos à saúde das pessoas e que a busca pela reconexão com a natureza e a prática de atividades ao ar livre são sempre válidas. Além de autor de best-sellers, Richard Louv também é fundador da Children&Nature Network, organização que promove um movimento global para conectar crianças, famílias e comunidades à natureza, por meio de ideias inovadoras e colaboração.

Em seu livro mais recente, “Vitamin N: The Essential Guide to a Nature-Rich Life”, (“Vitamina N: um guia essencial para uma vida mais rica em natureza”), o autor traz 500 estratégias simples e criativas para estar com as crianças ao ar livre, e assim criar uma ligação duradoura com o mundo natural.

Um brinquedo chamado natureza

Existem muitos jeitos de se conectar com a natureza. E são muitas as atividades que podemos oferecer às crianças para que essa conexão aconteça. Inspirado no material do site Criança e Natureza, e nas atividades que acontecem com a turminha da Educação Infantil aqui do Colégio, esse post é para espalhar a ideia e quem sabe a inspiração para você fazer por aí também.

Afinal, tem coisa melhor que brincar ao ar livre? Ler ao ar livre? Caminhar ao ar livre? Tudo perto da natureza é mais legal… e a gente quer ensinar e estimular isso para nossas crianças e jovens. E , por que não, para os adultos também?!

Veja abaixo, as 80 IDEIAS PARA FAZER LÁ FORA, material em pdf que a gente pegou lá no site Criança e Natureza, inspirado no cartaz 100 Things to Do Before You’re 12, editado pela Generation Wild.

Este pôster, que você pode baixar e imprimir, traz as ideias em um formato para você ir marcando conforme for completando. Uma forma de registrar as atividades divertidas que você pode fazer por aí.

Estudo:

Um estudo publicado em 2016 em uma das mais renomadas revistas científicas do mundo, a Nature, revelou que, aproximadamente, 7% dos casos de depressão e 9% dos casos de hipertensão arterial poderiam ser prevenidos com passeios semanais, de 30 minutos, em espaços mais arborizados.

Por um mundo cheio de natureza, em nossas famílias, bairros e comunidades! Bora brincar (sempre que for possível) ao ar livre?

 

– E que tal a gente fazer o nosso pôster personalizado do Desafio Ao Ar Livre?

Dia 18/5 é dia de Aulas ao Ar livre e a gente adora uma atividade perto da natureza por aqui. Veja alguns registros de atividades que aconteceram fora da sala de aula na nossa Galeria Colégio Dom Pedro #diadeaulasaoarlivre

 

DESAFIO LANÇADO!

Partiu mais tempo ao ar livre sim, sim, sim!

 

Leave a Reply

X