Qual educação precisamos oferecer hoje para garantir uma vida mais sustentável até 2030?

Desde setembro de 2015, o mundo está diante de um novo desafio: alcançar – até 2030 – os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Trata-se de um ambicioso conjunto de 17 objetivos e 169 metas, que foi adotado por 193 países-membros das Nações Unidas. Esses objetivos buscam “garantir uma vida sustentável, pacífica, próspera e equitativa na Terra, para todos, agora e no futuro” (UNESCO, 2017a. p. 6).

Os ODS compõe a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que comporta os 17 ODS e suas respectivas metas.

Desde então, milhões de pessoas e instituições, em todo o mundo, têm-se mobilizado em resposta ao chamado dos ODS. Elas estão buscando maneiras de transformar os desafios globais em objeto de suas reflexões e práticas locais, visando contribuir para o alcance de metas tão ambiciosas.

Crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, sem exceção, são fundamentais para a transformação local no âmbito desse movimento global. Afinal, isso pressupõe mudanças de estilo de vida, aquisição de valores, habilidades, atitudes e comportamento que conduzam à construção de sociedades mais sustentáveis.

E o melhor lugar do mundo para tudo isso começar é a escola. É preciso educar para transformar.

Vamos com a gente ?

A busca do desenvolvimento sustentável exige um amplo movimento voltado à mudança de mentalidades, atitudes e comportamentos. O trabalho pedagógico envolvendo os ODS tem sido realizado mundialmente na perspectiva da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Segundo a UNESCO (2017a), a EDS pode ser conceituada como uma educação nos âmbitos formal, não formal e informal que contribui para que as pessoas pensem criticamente, identificando elementos insustentáveis em suas vidas e na sociedade, e ajam por mudanças sociais e ambientais positivas.

Motivos para abordar os ODS na escola

  • Promover aprendizagens é função social da escola. Isso se dá por meio da construção e da partilha de conhecimentos, como também pela convivência entre as pessoas e pela interação de seus diversos modos de ser e de viver, que são particulares de cada tempo e lugar. Mobilizando-se em torno dos ODS, a escola insere-se no movimento da sociedade para a realização da Agenda 2030.
  • O ambiente escolar possibilita à criança desenvolver novos valores, habilidades, atitudes e comportamentos fundamentais para o alcance do desenvolvimento sustentável. O que se aprende na escola influi na forma como percebemos o mundo e atuamos sobre ele, exercitando uma cidadania, que é, ao mesmo tempo, local e planetária.
  • O próprio espaço escolar pode ser um lugar onde as crianças vivenciam na prática mudanças culturais em direção à sustentabilidade. Além de serem incluídos no currículo, os ODS podem-se tornar objeto das práticas de gestão e inspirar alterações no espaço físico da escola.

Vale lembrar que tudo que ocorre na escola tem impacto na vida da comunidade mais ampla. Afinal, a comunidade escolar é constituída por estudantes e seus familiares, docentes, funcionários responsáveis pela gestão, limpeza, alimentação, segurança, bem como pela população residente nas imediações. Se há esforços concretos pela sustentabilidade, isso terá reflexos sobre todas essas pessoas. A escola, nesse sentido, é uma irradiadora de influências positivas para o entorno.

Todos precisam ser envolvidos e ter oportunidade de trabalhar/conviver pedagogicamente, aproveitando a diversidade geracional e as diferentes bagagens pessoais para o alcance das metas previstas nos ODS. As organizações do entorno, a exemplo de associações, comércio local, grupos esportivos e religiosos, também podem contribuir para o processo que se dá na escola, expandindo-o para outros âmbitos.

Na escola: ODS 12, Ciências e Inglês

Durante a semana de aulas, os alunos do Fundamental II do Colégio Dom Pedro, tiveram a oportunidade de estudar mais afundo sobre o ODS 12, Desenvolvimento Sustentável.

Confira abaixo:

Protagonismo em sala de aula com uma” flipped classroom” (sala de aula invertida) na aula de inglês.

“Os alunos do 6º, 7º, 8º e 9º anos expuseram ideias/sugestões de como preservar o meio ambiente e reciclar materiais baseado em um texto do YouTube que já havia passado na aula anterior. E tiveram a oportunidade de se expressar em inglês apresentando suas ideias”, explicou a Teacher Fernanda @fernandatorresvulcani.

 

Na Aula de ciências do 6º ano, a professora Fernanda trabalhou o tema: Átomos ⚛️ e moléculas.

Aqui, a turma aplicou conceitos de Sustentabilidade e a construção do aprendizado baseado no ODS 12,  construindo Moléculas com materiais reutilizáveis (tampinhas de pet e pedaços de palito). O objetivo?

“Desenvolver a aprendizagem sobre a formação das moléculas , criando a consciência da reutilização de materiais descartados”, explicou a professora.

 

Abaixo, faça o download de uma publicação da UNESCO, com ideias, atividades, e tudo que você precisa saber sobre  ODS e a Educação.

 

Não vá embora ainda. Para aproveitar o tema e compartilhar bons conteúdos, encontrei uma playlist muito legal, com vídeos curtinhos sobre ODS: Educação e Sustentabilidade na Escola. Vem cá aprender e se divertir:

 

 

Aqui no Colégio Dom Pedro, a gente acredita no protagonismo em sala de aula, na integração “escola- famílias-comunidade” e também que só é possível transformar o mundo por meio da educação. O futuro é deles!

Agende uma visita e venha nos conhecer. Estamos no bairro Ipiranga, em São Paulo, SP. Envie uma mensagem para [email protected].

 

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