Normas de Funcionamento – Fundamental II – 2020

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Normas de Funcionamento

2020

Colégio Dom Pedro

  Ensino Fundamental II

            

 

 

Para o bom funcionamento da rotina escolar durante o ano letivo, levamos ao conhecimento dos responsáveis pelo (a) aluno (a) algumas informações, com a intenção de familiarizá-los com as normas do nosso Colégio.

Solicitamos aos senhores responsáveis que leiam atentamente as normas e conversem com seus (suas) filhos (as) a fim de orientá-los.

Acreditamos que a escola representa um centro de educabilidade não só cognitiva, mas principalmente social. Sendo assim, a parceria se faz necessária para que possamos compartilhar os valores pelos quais a Família preza e a Instituição também, na formação do futuro cidadão – o (a) seu filho (a).

 

I – Horário

  • Manhã – 7h às 11h30/12h20

Pedimos a colaboração dos responsáveis a fim de que os horários de entrada e saída sejam respeitados, pois formar o hábito da pontualidade é importante para a vida social do aluno e para a formação do cidadão.

Obs.: Os responsáveis devem deixar o aluno no portão do Colégio, onde serão recebidos pelos orientadores e encaminhados à sala de aula.

 

Atrasos – Só serão tolerados dez minutos de atraso na primeira aula. Após este tempo, o estudante deverá aguardar o início da segunda aula e solicitar autorização da coordenação para entrar o atraso será registrado em ocorrências.

  • ao aluno não será permitido chegar além do tempo determinado na sala de aula.
  • o aluno que durante o mês tiver mais de (três) 3 atrasos não poderá entrar na sala de aula. Comunicaremos aos responsáveis que deverão levar o aluno para casa e assinar termo de responsabilidade pelo atraso do mesmo.

 

II – Segurança

Devido à importância que o tema assume atualmente, exigindo maiores cuidados por parte do Colégio e das famílias, pedimos aos responsáveis pelos estudantes que observem o item abaixo.

  1. No caso de vir outra pessoa, que não seja a autorizada, buscar o estudante, é necessário que o responsável mande uma autorização escrita ou faça um telefonema logo no início do período; caso esse contato não seja efetuado, não poderemos liberar o estudante.

 

 

 

  1. Os estudantes que saem do Colégio sem acompanhantes necessitam de autorização assinada pelos responsáveis. A coordenação dispõe de um modelo.
  2. O estudante que esporadicamente necessitar sair do Colégio sozinho, deverá trazer uma autorização escrita assinada pelo responsável que deverá ser entregue na Coordenação.
  3. Não será permitido ao aluno sair da escola no período de aula, sem autorização da direção ou coordenação.
  4. As saídas antecipadas, antes do término do dia letivo, prejudicam a aprendizagem do aluno, portanto, devem ser evitadas. Solicitamos que quando necessárias, sejam feitas na hora do intervalo (9h30 às 9h50 – Fund.II), com solicitação escrita e assinada pelo responsável na agenda escolar;
  5. Solicitamos aos pais que orientem seus filhos a permanecerem dentro do Colégio na hora da saída ou se dirigirem direto para suas casas. E que evitem formação de grupos (estudantes e estranhos) na frente do Colégio ou imediações;
  6. Só poderão permanecer no Colégio, após o término da aula, os alunos que estiverem aguardando os responsáveis e/ou irmãos que têm a 6ª aula. Enquanto aguardam não poderão sair do Colégio sob qualquer pretexto (comprar balas, refrigerante, material, etc).

 

III – Uniforme

O uniforme é de uso obrigatório para  os alunos do 6º ao 8º ano do Colégio, inclusive nas viagens, passeios, saídas pedagógicas etc.

Aos alunos do 9º ano será obrigatório:

* o uso da camiseta do Colégio;

* blusão, somente o do Colégio;

* calça jeans, Leggin ou bermuda  (cores aceitas – azul ou preta);

* nos dias da disciplina de Educação Física, será obrigatório o uso do uniforme completo.

O uniforme encontra-se a venda no Colégio em plantões da malharia. Informe-se em nossa secretaria sobre os dias e horários do plantão.

Solicitamos aos responsáveis que registrem o nome do aluno em cada peça do uniforme.

O uniforme também é obrigatório nas aulas de Educação Física.

Somente pode entrar no Colégio, o estudante que estiver com o uniforme completo, inclusive o blusão nos dias de frio. Excepcionalmente, nos dias de frio intenso poderá ser usada camiseta de mangas compridas, moletom ou blusa de lã azul marinho, branca ou preta por baixo do blusão do uniforme. Casacos (tipo sobre tudo) somente azul marinho.

Não será permitido:

Manter as calças baixas e a cueca ou calcinha aparecendo (segundo os alunos é estilo)

  • Usar a calça ou camiseta

Danificar o uniforme cortando a camiseta ou a barra das calças

  • Deixar a barriga exposta com a camiseta enrolada
  • Assinar, desenhar, rabiscar…
  • Mudar as características das peças do uniforme (cortando, colando, costurando…)
  • Entrar no Colégio com o blusão escolar fechado e no decorrer do período abri-lo ou retirá-lo, estando sem a camiseta escolar.
  • O uniforme deve estar sempre limpo e identificado (bordar ou utilizar caneta própria para tecido)
  • Todos os alunos deverão estar uniformizados a partir do dia 27
  • de fevereiro de 2020. (data limite para os alunos novos.)
  • O calçado utilizado deverá ser tênis.

 

IV – Documentação

Deverá ser encaminhada à secretaria do Colégio qualquer alteração quanto ao endereço, e-mail, telefone residencial, comercial, celular, telefone de emergência do aluno, para uma comunicação mais rápida e eficiente entre a escola e a família.

O atestado médico, para as aulas de Educação Física, deverá ser providenciado até o dia 11 de março. Após esta data, os alunos sem atestado, ficarão apenas observando as aulas de Educação Física, e realizarão relatórios a critério do professor.

 

V – Material escolar

  • Os materiais escolares de uso pessoal devem trazer o nome do aluno, o mesmo acontecendo com mochila, agasalhos, etc.
  • O estudante não deve trazer para o Colégio objetos que não tenham sido solicitados (como, figurinhas, revistas etc) principalmente objetos de valor, como: joias, celulares, canetas especiais, brinquedos eletrônicos, quantidade excessiva de dinheiro, etc.

É terminantemente proibido:

 

  • Uso do celular nas dependências do Colégio.
  • “Literatura” inadequada (por exemplo: revistas masculinas ou femininas, apologias à discriminação…)
  • Portar objetos que possam comprometer a segurança das pessoas que estudam, trabalham ou visitam o Colégio.

O educador ou qualquer colaborador tem autorização da Direção para retirar objetos e/ou impedir a entrada do aluno no Colégio caso infrinja algumas das regras estabelecidas. Informamos que todos os itens apreendidos só poderão ser retirados pelos senhores pais ou responsáveis.

 

* O Colégio não se responsabiliza por materiais trazidos sem uso permitido.

 

  • Os comunicados dos trabalhos e ocorrências dos alunos estarão na internet (atualizados semanalmente) a partir do mês de Março, com o seguinte acesso: site do Colégio.
  • 1º – colegiodompedro.com.br

2º – Portal dos Pais (barra superior, lado direito)

3º-RM:

senha:

4º – Consultas (lupa)

5° – Consultas (boletim ou ocorrência)

6° – visualizar relatório (observar número de páginas).

 

 

VI – Blogs

 

 

Os Blogs dos Professores se encontram no SITE do Colégio, e são complemento para estudo, por esse motivo deverão ser utilizados para consultas semanais, assim como, Portal Objetivo e Plataforma de Cambridge.

 

Importante: A única ferramenta de comunicação virtual entre alunos e professores será através do Blog dos professores!

 

 

 

  • As faltas devem ser evitadas e quando necessárias os responsáveis devem comunicar a secretaria do Colégio.
  • É muito importante valorizar a socialização e o respeito entre os estudantes. Favor não estimular brigas e/ou revide entre elas.
  • É terminantemente proibido fumar e ingerir bebida alcoólica nas dependências do Colégio e nas suas imediações (1000m) ou mesmo permanecer em bares ou casas de jogos.
  • Não será permitido, dentro do Colégio, ou nas imediações (1000m), manifestações ostensivas ou abusivas nos relacionamentos.
  • É expressamente proibido o uso de telefone celular em sala de aula e nas dependências da escola. Em caso de urgência, os alunos devem dirigir-se à secretaria.
  • Toda vez que os pais ou responsáveis sentirem a necessidade de procurar o Colégio sintam-se à vontade para marcar o dia e horário.
  • Qualquer dano físico ou material causado pelo aluno ao Colégio é de inteira responsabilidade dos pais ou responsáveis.

 

VII – Lanche

Incentivamos nossos alunos a trazerem lanche de casa, a fim de que as necessidades alimentares individuais sejam controladas.

Entretanto, como nem sempre é possível, pensamos em facilitar o uso da cantina, através da utilização de fichas. Os interessados deverão entrar em contato com a secretaria do Colégio.

Não será permitido alimentar-se em sala de aula.

Durante o recreio não será permitido permanecer ou retornar para a sala. Todos deverão ficar no pátio até o sinal de retorno.

 

 

VIII – Pronto-Socorro

Quando o aluno passar mal ou sofrer qualquer tipo de acidente, imediatamente informaremos o fato aos responsáveis indicados na Ficha de Saúde. Se, entretanto, a juízo da direção, o caso parecer grave, levaremos o aluno, rapidamente, para o pronto-socorro, clínica ou hospital indicado pelos responsáveis na ficha acima mencionada, independentemente da presença dos responsáveis.

 

IX– Remédios

Todo medicamento deverá ser enviado com a dosagem e horário escrito tanto na embalagem quanto na agenda.

 

X – Lição de casa

São de extrema importância para o desenvolvimento das atividades propostas pela escola, cabendo aos pais supervisionar seu filho quanto ao cumprimento destas responsabilidades.

Para um ótimo aproveitamento deste momento em casa, será de grande importância que os pais estabeleçam um local e o horário onde as tarefas deverão ser realizadas e manter os materiais necessários para a realização das mesmas. Demonstrar interesse e importância pelo trabalho dos estudantes fará com que eles desenvolvam prazer em realizá-lo. O estímulo é essencial. Dê importância a tudo que seu filho fizer. Mostre sempre a ele como seus professores ficarão felizes em receber dele uma lição feita com capricho e compromisso e o quanto ele mesmo se beneficiará com isso.

Os trabalhos em grupo serão sempre desenvolvidos no Colégio com auxílio do professor (a), portanto, caberá aos responsáveis decidir se o aluno deve ou não participar de reuniões fora do ambiente escolar.

 

XI – Saídas Pedagógicas e Recreativas

Atividades especiais, tais como acampamentos, passeios, visitas, viagens etc., serão marcadas e comunicadas através, WhatsApp e  a autorização deverá retornar para escola por escrito pelos pais. Caso haja alguma dúvida, os pais deverão entrar em contato com a coordenação.

 

XII – Sistema de Avaliação

Nosso ano letivo é formado por 201 dias letivos, divididos em três trimestres, sendo que durante cada um deles serão realizadas, Recuperação contínua usando para isso Avaliações semanais, trabalhos, atividades de lição de casa, Avaliações intermediárias e Avaliações trimestrais, assim como outros instrumentos de verificação de aprendizagem. Solicitamos que guardem todos esses documentos até o final do ano letivo.

            A publicação dos boletins acontecerá trimestralmente, nas datas agendadas no calendário escolar.

As datas dos plantões de dúvidas serão previamente agendadas e informadas.

Estudantes que faltarem em qualquer prova deverão preencher formulário na coordenação do Colégio, requerendo prova substitutiva (com até dois dias úteis da data da prova) anexando ao documento o atestado ou a justificativa e efetuar o pagamento (R$70,00 – Setenta Reais) para cada prova.

Será agendada uma única data por trimestre que poderá acontecer fora do horário de aula. Caso o pai/responsável, julgar necessário, entrar em contato com a escola e pré-agendar um horário com a Coordenação no intuito de  sanar eventuais dúvidas com relação a recuperação, tipos de Avaliações ou quaisquer outros.

Em caso de ausências prolongadas, o responsável deverá entrar em contato com a coordenação, e agendar um horário antes da viagem para assinar um termo de responsabilidade e ciência pelo período de ausência e perda de conteúdo.

O aluno que for surpreendido “colando”, recebendo ou passando “cola”, terá a respectiva avaliação anulada, será suspenso das atividades do dia e não poderá requerer substitutiva da respectiva disciplina.

 

XIII – Achados e Perdidos

O Colégio não se responsabiliza por objetos de qualquer valor, peças de uniforme ou outros materiais esquecidos em suas dependências ou em atividades extracurriculares. Os materiais que estiverem devidamente identificados serão entregues em sala de aula e os demais estarão à disposição dos interessados na secretaria.

 

Qualquer dúvida entrar em contato com a Coordenação no período da manhã – segundas, terças e quintas das 7h às 12h – quartas e sextas das 7h às 11h20. Agendamento para reuniões entrar em contato com a secretaria do Colégio.

 

Diretor Administrativo e Mantenedor – Daunus Maroni

Diretora Pedagógica e Mantenedora – Flávia Dias Ferreira Maroni

Assistente de Direção – Daniela Rodrigues Viera

Secretária – Grasiele Especiani dos Santos

Coord. Pedagógica – Fund I – Maria Clélia Costa (Kelly)

Coord. Pedagógica/Orient. Educacional – FundII – Ana Paula Navarro de Godoy

 

 

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