Normas de Funcionamento – Fundamental II – 2019

Normas de Funcionamento

Colégio Dom Pedro
Ensino Fundamental II

Para o bom funcionamento da rotina escolar durante o ano letivo,
levamos ao conhecimento dos responsáveis pelo (a) aluno (a) algumas
informações, com a intenção de familiarizá-los com as normas do nosso
Colégio.
Solicitamos aos senhores responsáveis que leiam atentamente as
normas do Colégio e conversem com seus (suas) filhos (as) a fim de orientá-los.
Acreditamos que a escola representa um centro de educabilidade não
só cognitiva, mas principalmente social. Sendo assim, a parceria se faz
necessária para que possamos compartilhar os valores pelos quais a Família
preza e a Instituição também, na formação do futuro cidadão – o (a) seu
filho (a).
I – Horário
 Manhã – 7h às 11h30/12h20
Pedimos a colaboração dos responsáveis a fim de que os horários de
entrada e saída sejam respeitados, pois formar o hábito da pontualidade é
importante para a vida social do aluno e para a formação do cidadão.
Obs.: Os responsáveis devem deixar o aluno no portão do Colégio, onde
serão recebidos pelos orientadores e encaminhados à sala de aula.
Atrasos – Só serão tolerados dez minutos de atraso na primeira
aula. Após este tempo, o estudante deverá aguardar o início da
segunda aula e solicitar autorização da coordenação para entrar.
– ao aluno não será permitido chegar além do tempo
determinado na sala de aula.
– o aluno que durante o mês tiver mais de (três) 3 atrasos não
poderá entrar na sala de aula. Comunicaremos aos
responsáveis que deverão levar o aluno para casa e assinar
termo de responsabilidade pelo atraso do mesmo.
II – Segurança
Devido à importância que o tema assume atualmente, exigindo maiores
cuidados por parte do Colégio e das famílias, pedimos aos responsáveis pelos
estudantes que observem o item abaixo.
1. No caso de vir outra pessoa, que não seja a autorizada, buscar o
estudante, é necessário que o responsável mande uma autorização
escrita ou faça um telefonema logo no início do período; caso esse
contato não seja efetuado, não poderemos liberar o estudante.
2. Os estudantes que saem do Colégio sem acompanhantes necessitam
de autorização assinada pelos responsáveis. A coordenação dispõe
de um modelo.
3. O estudante que esporadicamente necessitar sair do Colégio
sozinho, deverá trazer uma autorização escrita assinada pelo
responsável que deverá ser entregue a Coordenadora.
4. Não será permitido ao aluno sair da escola no período de aula, sem
autorização da direção.
5. As saídas antecipadas, antes do término do dia letivo, prejudicam a
aprendizagem do aluno, portanto, devem ser evitadas. Solicitamos
que quando necessárias, sejam feitas na hora do intervalo (9h30 às
9h50 – Fund.II), com solicitação escrita e assinada pelo responsável
na agenda escolar;
6. Solicitamos aos pais que orientem seus filhos a permanecerem
dentro do Colégio na hora da saída ou se dirigirem direto para suas
casas. E que evitem formação de grupos (estudantes e estranhos)
na frente do Colégio ou imediações;
7. Só poderão permanecer no Colégio, após o término da aula, os
alunos que estiverem aguardando os responsáveis e/ou irmãos que
têm a 6ª aula. Enquanto aguardam não poderão sair do Colégio sob
qualquer pretexto (comprar balas, refrigerante, material, etc).
III – Uniforme
O uniforme é de uso obrigatório para os alunos do 6º ao 8º ano
do Colégio, inclusive nas viagens, passeios, saídas pedagógicas etc.
Aos alunos do 9º ano será obrigatório:
* o uso da camiseta do Colégio;
* blusão, somente o do Colégio;
* calça jeans, Leggin ou bermuda (cores aceitas – azul ou preta);
* nos dias da disciplina de Educação Física, será obrigatório o uso
do uniforme completo.
O uniforme encontra-se a venda no Colégio em plantões da malharia.
Informe-se em nossa secretaria sobre os dias e horários do plantão.
Solicitamos aos responsáveis que registrem o nome do aluno em
cada peça do uniforme.
O uniforme também é obrigatório nas aulas de Educação Física.
Somente pode entrar no Colégio, o estudante que estiver com o uniforme
completo, inclusive o blusão nos dias de frio. Excepcionalmente, nos dias de
frio intenso poderá ser usada camiseta de mangas compridas, moletom ou
blusa de lã azul marinho, branca ou preta por baixo do blusão do uniforme.
Casacos (tipo sobre tudo) somente azul marinho.
Não será permitido:
Manter as calças baixas e a cueca ou calcinha aparecendo (segundo
os alunos é estilo)
 Usar a calça com o cós enrolado
Danificar o uniforme cortando a camiseta ou a barra das calças
 Deixar a barriga exposta com a camiseta enrolada
 Assinar, desenhar, rabiscar…
 Mudar as características das peças do uniforme (cortando,
colando, costurando…)
 Entrar no Colégio com o blusão escolar fechado e no decorrer
do período abrí-lo ou retirá-lo, estando sem a camiseta escolar.
 O uniforme deve estar sempre limpo e identificado (bordar ou
utilizar caneta própria para tecido)
 Todos os alunos deverão estar uniformizados a partir do dia 28
 de fevereiro de 2019. (data limite para os alunos novos.)
 O calçado utilizado deverá ser tênis.
IV – Documentação
Deverá ser encaminhada à secretaria do Colégio qualquer alteração
quanto ao endereço, e-mail, telefone residencial, comercial, celular, telefone
de emergência do aluno, para uma comunicação mais rápida e eficiente entre
a escola e a família.
O atestado médico, para as aulas de Educação Física, deverá ser
providenciado até o dia 11 de março. Após esta data, os alunos sem
atestado, ficarão afastados das aulas de Educação Física.
V – Material escolar
 Os materiais escolares de uso pessoal devem trazer o nome do aluno, o
mesmo acontecendo com mochila, agasalhos, etc.
 O estudante não deve trazer para o Colégio objetos que não
tenham sido solicitados (como, figurinhas, revistas etc) principalmente
objetos de valor, como: jóias, celulares, canetas especiais, brinquedos
eletrônicos, quantidade excessiva de dinheiro, etc.
É terminantemente proibido:
 “Literatura” inadequada (por exemplo: revistas masculinas ou
femininas, apologias à discriminação…)
 Portar objetos que possam comprometer a segurança das pessoas que
estudam, trabalham ou visitam o Colégio.
O educador ou qualquer colaborador tem autorização da Direção para retirar
objetos e/ou impedir a entrada do aluno no Colégio caso infrinja algumas das
regras estabelecidas. Informamos que todos os itens apreendidos só poderão
ser retirados pelos senhores pais ou responsáveis.
* O Colégio não se responsabiliza por materiais trazidos sem uso permitido.
 Os comunicados dos trabalhos e ocorrências dos alunos estarão na
internet (atualizados semanalmente) a partir do mês de Março, com o
seguinte acesso: site do Colégio
 1º – www.colegiodompedro.com.br
2º – Portal dos Pais (barra superior, lado direito)
3º-RM:
senha:
4º – Consultas (lupa)
5° – Consultas (boletim ou ocorrência)
6° – visualizar relatório
VI – Blogs
Os endereços dos Blogs dos Professores se encontram no SITE do Colégio, e
são complemento para estudo, por esse motivo deverão ser utilizados para
consultas semanais, assim como, Portal Objetivo e Plataforma de Cambridge.
Importante: A única ferramenta de comunicação virtual entre alunos e
professores será através do Blog dos professores!
 As faltas devem ser evitadas e quando necessárias os responsáveis
devem comunicar a secretaria do Colégio.
 É muito importante valorizar a socialização e o respeito entre os
estudantes. Favor não estimular brigas e/ou revide entre elas.
 É terminantemente proibido fumar e ingerir bebida alcoólica nas
dependências do Colégio e nas suas imediações (1000m) ou mesmo
permanecer em bares ou casas de jogos.
 Não será permitido, dentro do Colégio, ou nas imediações (1000m),
manifestações ostensivas ou abusivas de namoro.
 É expressamente proibido o uso de telefone celular em sala de
aula e nas dependências da escola. Em caso de urgência, os alunos
devem dirigir-se à secretaria.
 Toda vez que os pais ou responsáveis sentirem a necessidade de
procurar o Colégio sintam-se à vontade para marcar o dia e horário.
 Qualquer dano físico ou material causado pelo aluno ao Colégio é de
inteira responsabilidade dos pais ou responsáveis.
VII – Lanche
Incentivamos nossos alunos a trazerem lanche de casa, a fim de que as
necessidades alimentares individuais sejam controladas.
Entretanto, como nem sempre é possível, pensamos em facilitar o uso
da cantina, através da utilização de fichas. Os interessados deverão entrar
em contato com a secretaria do Colégio.
Não será permitido alimentar-se em sala de aula.
Durante o recreio não será permitido permanecer ou retornar para a
sala. Todos deverão ficar no pátio até o sinal de retorno.
VIII – Pronto-Socorro
Quando o aluno passar mal ou sofrer qualquer tipo de acidente,
imediatamente informaremos o fato aos responsáveis indicados na Ficha de
Saúde. Se, entretanto, a juízo da direção, o caso parecer grave, levaremos o
aluno, rapidamente, para o pronto-socorro, clínica ou hospital indicado pelos
responsáveis na ficha acima mencionada, independentemente da presença
dos responsáveis.
IX– Remédios
Todo medicamento deverá ser enviado com a dosagem e horário
escrito tanto na embalagem quanto na agenda.
X – Lição de casa
São de extrema importância para o desenvolvimento das atividades
propostas pela escola, cabendo aos pais supervisionar seu filho quanto ao
cumprimento destas responsabilidades.
Para um ótimo aproveitamento deste momento em casa, será de
grande importância que os pais estabeleçam um local e o horário onde as
tarefas deverão ser realizadas e manter os materiais necessários para a
realização das mesmas. Demonstrar interesse e importância pelo trabalho
dos estudantes fará com que eles desenvolvam prazer em realizá-lo. O
estímulo é essencial. Dê importância a tudo que seu filho fizer. Mostre
sempre a ele como seus professores ficarão felizes em receber dele uma lição
feita com capricho e compromisso e o quanto ele mesmo se beneficiará com
isso.
Os trabalhos em grupo serão sempre desenvolvidos no Colégio com auxílio
do professor (a), portanto, caberá aos responsáveis decidir se o aluno deve
ou não participar de reuniões fora do ambiente escolar.
XI – Saídas Pedagógicas e Recreativas
Atividades especiais, tais como acampamentos, passeios, visitas,
viagens etc., serão marcadas e comunicadas através do SITE, SMS e com a
autorização por escrito dos pais. Caso haja alguma dúvida, os pais deverão
entrar em contato com a coordenação.
XII – Sistema de Avaliação
Nosso ano letivo é formado por 200 dias letivos, divididos em três
trimestres, sendo que durante cada um deles serão realizadas,
Recuperação contínua usando para isso Avaliações semanais,
trabalhos, atividades de lição de casa, Avaliações intermediárias e
Avaliações trimestrais, assim como outros instrumentos de verificação de
aprendizagem. Solicitamos que guardem todos esses documentos até o
final do ano letivo.
A publicação dos boletins acontecerá trimestralmente, nas datas
agendadas no calendário escolar.
As datas dos plantões de dúvidas serão previamente agendados e
informados.
Estudantes que faltarem em qualquer prova deverão preencher
formulário na coordenação do Colégio, requerendo prova substitutiva (com
até dois dias úteis da data da prova) anexando ao documento o atestado
ou a justificativa e efetuar o pagamento (R$70,00 – Setenta Reais) para cada
prova.
Será agendada uma única data por trimestre que poderá acontecer fora do
horário de aula.
Em caso de ausências prolongadas, os responsáveis deverão
comunicar-se com a coordenação, e agendar um horário antes da viagem
para assinar um termo de responsabilidade e ciência pelo período de
ausência e perda de conteúdo.
O aluno que for surpreendido “colando”, recebendo ou passando
“cola”, terá a respectiva avaliação anulada, será suspenso das atividades do
dia e não poderá requerer substitutiva da respectiva disciplina.
XIII – Achados e Perdidos
O Colégio não se responsabiliza por objetos de qualquer valor, peças de
uniforme ou outros materiais esquecidos em suas dependências ou em
atividades extracurriculares. Os materiais que estiverem devidamente
identificados serão entregues em sala de aula e os demais estarão à
disposição dos interessados na secretaria.
Qualquer dúvida o horário de funcionamento da escola é das 7h às
18h e a direção e coordenação estarão a inteira disposição dos
senhores.

Diretor Administrativo e Mantenedor – Daunus Maroni
Diretora Pedagógica e Mantenedora – Flávia Dias Ferreira Maroni
Secretária – Grasiele E. dos Santos
Coord. Pedagógica – Fund I – Maria Clélia Costa (Kelly)
Coord. Pedagógica/Orient. Educacional – FundII – Ana Paula N.de Godoy

 

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