Normas de Funcionamento – Fundamental I

Normas de Funcionamento – Fundamental I-  2019


Para o bom funcionamento da rotina escolar durante o ano letivo, levamos ao conhecimento dos responsáveis pelo (a) aluno (a) algumas informações, com a intenção de familiarizá-los com as normas do nosso Colégio.
Solicitamos aos senhores responsáveis que leiam atentamente as normas do Colégio e conversem com seus (suas) filhos (as) a fim de orientá-los.
Acreditamos que a escola representa um centro de educabilidade não só cognitiva, mas principalmente social. Sendo assim, a parceria se faz necessária para que possamos compartilhar os valores pelos quais a Família preza e a Instituição também, na formação do futuro cidadão – o (a) seu filho (a).
I – Horário:
 Tarde –13h às 17h30/ 18h20 (O portão estará aberto para a entrada dos alunos a partir das 12h50)
 Período Integral/Fundamental I – 7h30 às 18h30
Pedimos a colaboração dos responsáveis a fim de que os horários de entrada e saída sejam respeitados, pois formar o hábito da pontualidade é importante para a vida social do aluno e para a formação do cidadão.
Obs.: Os responsáveis devem deixar o aluno no portão do Colégio, onde serão recebidos pelos orientadores e encaminhados à sala de aula.
Atrasos – Só serão tolerados dez minutos de atraso na primeira aula. Após este tempo, o estudante deverá aguardar o início da segunda aula e solicitar autorização da coordenação para entrar.
– ao aluno não será permitido chegar além do tempo determinado na sala de aula.
II – Segurança
Devido à importância que o tema assume atualmente, exigindo maiores cuidados por parte do Colégio e das famílias, pedimos aos responsáveis pelos estudantes que observem o item abaixo.
1. No caso de vir outra pessoa, que não seja a autorizada, buscar o estudante, é necessário que o responsável mande uma autorização escrita ou faça um telefonema logo no início do período; caso esse contato não seja efetuado, não poderemos liberar o estudante.
2. Os estudantes que saem do Colégio sem acompanhantes necessitam de autorização assinada pelos responsáveis. A coordenação dispõe de um modelo.
3. As saídas antecipadas, antes do término do dia letivo, prejudicam a aprendizagem do aluno, portanto, devem ser evitadas. Solicitamos que quando necessárias, sejam com solicitação escrita e assinada pelo responsável na agenda escolar;
III – Uniforme
O uniforme é de uso obrigatório para todos os alunos do Colégio, inclusive
nas viagens, passeios, saídas pedagógicas etc.
O uniforme encontra-se a venda no Colégio em plantões da malharia.
Informe-se em nossa secretaria sobre os dias e horários do plantão.
Solicitamos aos responsáveis que registrem o nome do aluno em
cada peça do uniforme.
O uniforme também é obrigatório nas aulas de Educação Física.
Somente pode entrar no Colégio, o estudante que estiver com o uniforme
completo, inclusive o blusão nos dias de frio. Excepcionalmente, nos dias de frio
intenso poderá ser usada camiseta de mangas compridas, moletom ou blusa de
lã azul marinho ou branca por baixo do blusão do uniforme. Casacos (tipo sobre
tudo) somente azul marinho.
Não será permitido:
 Mudar as características das peças do uniforme (cortando,
colando, costurando…)
 Utilizar casacos coloridos ( no período de inverno mais intenso, o
aluno poderá vir com casacos mais grossos azul marinho)
 Entrar no Colégio com o blusão escolar fechado e no decorrer do
período abri-lo ou retirá-lo, estando sem a camiseta escolar.
 O uniforme deve estar sempre limpo e identificado (bordar ou
utilizar caneta própria para tecido)
 Todos os alunos deverão estar uniformizados a partir do dia 01
de março de 2019. (data limite para os alunos novos).
 O calçado utilizado deverá ser tênis.
IV – Documentação
Deverá ser encaminhada à secretaria do Colégio qualquer alteração
quanto ao endereço, e-mail, telefone residencial, comercial, celular, telefone de
emergência do aluno, para uma comunicação mais rápida e eficiente entre a
escola e a família.
O atestado médico, para as aulas de Educação Física, deverá ser
providenciado até o dia 01 de março. Após esta data, os alunos sem atestado,
ficarão afastados das aulas de Educação Física.
V – Material escolar
 Os materiais escolares de uso pessoal devem trazer o nome do aluno, o
mesmo acontecendo com lancheira, mochila, agasalhos, etc.
 O estudante não deve trazer para o Colégio objetos que não tenham
sido solicitados (como bolas, carrinhos, bonecos, figurinhas, revistas etc)
principalmente objetos de valor, como: jóias, celulares, canetas
especiais, brinquedos eletrônicos, quantidade excessiva de dinheiro,
máquina fotográfica, etc.
É terminantemente proibido:
 Portar objetos que possam comprometer a segurança das pessoas que
estudam, trabalham ou visitam o Colégio.
O educador ou qualquer colaborador tem autorização da Direção para retirar
objetos e/ou impedir a entrada do aluno no Colégio caso infrinja algumas das
regras estabelecidas. Informamos que todos os itens apreendidos só poderão
ser retirados pelos senhores pais ou responsáveis.
* O Colégio não se responsabiliza por materiais trazidos sem uso permitido.
VI – Observações Importantes
 Os responsáveis pelo estudante devem verificar diariamente a agenda
escolar e assinar. As circulares e comunicados serão postados no site da
escola e no dia os pais receberão via agenda um carimbo alertando o
envio do comunicado.
 Os comunicados dos trabalhos e ocorrências dos alunos estarão na
internet (atualizados diariamente) a partir do mês de Março, com o
seguinte acesso: site do Colégio –
 1º – www.colegiodompedro.com.br
2º – Portal dos pais (lado direito superior do site)
3º-RM:
Senha:….. será enviada para o aluno através da agenda
escolar.
4º – Ocorrências…
As faltas devem ser evitadas e quando necessárias os responsáveis devem
comunicar a secretaria do Colégio. Em caso de longos períodos de
ausência em dias letivos, o responsável se comprometerá pela
reposição do conteúdo perdido e assinará um termo de
responsabilidade pela ausência do aluno nas aulas!
 É muito importante valorizar a socialização e o respeito entre os
estudantes. Favor não estimular brigas e/ou revide entre elas.
 O Hino Nacional será cantado pelos estudantes do Ensino Fundamental I
todas as quintas-feiras na hora da entrada, às 13h.
 É expressamente proibido o uso de telefone celular em sala de
aula e nas dependências da escola.
 Toda vez que os pais ou responsáveis sentirem a necessidade de procurar
o Colégio sintam-se à vontade para marcar o horário com a coordenação .
 Qualquer dano físico ou material causado pelo aluno ao Colégio é de
inteira responsabilidade dos pais ou responsáveis.
VII – Lanche
Incentivamos nossos alunos a trazerem lanche de casa, a fim de que as
necessidades alimentares individuais sejam controladas.
Entretanto, como nem sempre é possível, pensamos em facilitar o uso da
cantina, através da utilização de fichas. Os interessados deverão entrar em
contato com a secretaria do Colégio.
Não será permitido alimentar-se em sala de aula.
Durante o recreio não será permitido permanecer ou retornar para a sala.
Todos deverão ficar no pátio até o sinal de retorno.
VIII – Aniversário
Os alunos que desejarem comemorar seu aniversário na escola, junto com
seus colegas de classe, poderão fazê-lo desde que comuniquem a coordenação
do Colégio com antecedência de uma semana.
O bolo deverá ser cortado e embrulhado individualmente, em quantidade
suficiente para 1 ou 2 pedaços por criança e um suco ou refrigerante individual.
Dessa maneira temos o momento importante do “parabéns” e continuamos com
nossos trabalhos.
Para festas na escola não será permitida a entrega de convites.
A festa somente poderá acontecer no horário do intervalo (recreio) e
apenas para os alunos e professores da sala.
No caso da entrega de convites para comemoração fora da escola,
pedimos que tragam para todos os alunos da sala, caso contrário serão
devolvidos.
IX – Pronto-Socorro
Quando o aluno passar mal ou sofrer qualquer tipo de acidente,
imediatamente informaremos o fato aos responsáveis indicados na Ficha de
Saúde. Se, entretanto, a juízo da direção, o caso parecer grave, levaremos o
aluno, rapidamente, para o pronto-socorro, clínica ou hospital indicado pelos
responsáveis na ficha acima mencionada, independentemente da presença dos
responsáveis.
X – Remédios
Todo medicamento deverá ser enviado com a dosagem e horário escrito
tanto na embalagem quanto na agenda e entregue para a coordenadora que se
encarregará em orientar a professora.
XI – Lição de casa
São de extrema importância para o desenvolvimento das atividades
propostas pela escola, cabendo aos pais supervisionar seu filho quanto ao
cumprimento destas responsabilidades.
Para um ótimo aproveitamento deste momento em casa, será de grande
importância que os pais estabeleçam um local e o horário onde as tarefas
deverão ser realizadas e manter os materiais necessários para a realização das
mesmas. Demonstrar interesse e importância pelo trabalho dos estudantes fará
com que eles desenvolvam prazer em realizá-lo. O estímulo é essencial. Dê
importância a tudo que seu filho fizer. Mostre sempre a ele como seus
professores ficarão felizes em receber dele uma lição feita com capricho e
compromisso e o quanto ele mesmo se beneficiará com isso.
Os trabalhos em grupo serão sempre desenvolvidos no Colégio com auxílio do
professor (a), portanto, caberá aos responsáveis decidir se o aluno deve ou não
participar de reuniões fora do ambiente escolar.
XII – Saídas Pedagógicas e Recreativas
Atividades especiais, tais como acampamentos, passeios, visitas, viagens
etc. serão marcadas e comunicadas através de circulares.
XIII – Sistema de Avaliação
Nosso ano letivo é formado por 200 dias letivos, divididos em três
trimestres, sendo que durante cada um deles serão realizadas provas,
trabalhos, assim como outros instrumentos de verificação de aprendizagem.
Os boletins serão entregues trimestralmente nas reuniões de pais, já
agendadas no calendário escolar, mas que serão confirmadas sempre com uma
semana de antecedência através de comunicados.
Estudantes que faltarem em qualquer prova deverão
preencher formulário na coordenação do Colégio, requerendo prova substitutiva
(com até tres dias úteis contados da data do retorno às aulas)
anexando ao documento o atestado ou a justificativa e efetuar o pagamento da
taxa estipulada para cada prova. Em caso de ausências prolongadas, os
responsáveis deverão comunicar-se com a coordenação, a fim de combinarem a
melhor forma de o estudante receber os trabalhos escolares e realizar as
provas.
Viagens programadas pelas famílias durante o período regular das aulas
será de inteira responsabilidade dos pais, que deverão assinar um termo de
responsabilidade junto a Coordenação pelos dias de ausência e prejuízo de
conteúdo que o aluno sofrerá durante esse tempo.
O aluno que for surpreendido “colando”, recebendo ou passando
“cola”, terá a respectiva avaliação anulada, será suspenso das atividades do
dia e não poderá requerer substitutiva da respectiva disciplina.
XIV – Achados e Perdidos
O Colégio não se responsabiliza por objetos de qualquer valor, peças de
uniforme ou outros materiais (brinquedos, por exemplo) esquecidos em suas
dependências ou em atividades extracurriculares. Os materiais que estiverem
devidamente identificados serão entregues em sala de aula e os demais estarão
à disposição dos interessados na secretaria.


Qualquer dúvida o horário de funcionamento da escola é das 7h às 18h e a direção e coordenação
estarão à disposição dos senhores.


Diretor Administrativo e Mantenedor – Daunus Maroni
Diretora Pedagógica e Mantenedora – Flávia Dias Ferreira Maroni
Secretária – Grasiele Especiani dos Santos
Coordenadora Pedagógica Ed. Infantil e Fund. I – Maria Clélia Costa ( Kelly )
Coordenadora Pedagógica Fund. II e Orientadora Educacional – Ana Paula Godoy

 

 

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