Aqui no Colégio Dom Pedro, a matemática está presente desde cedo; seja nas brincadeiras, no dia a dia das atividades e em jogos que estimulam o raciocínio e a lógica, como o xadrez, por exemplo.

Não só isso, matemática e arte caminham juntas, em atividades lúdicas que nos fazem pensar: como no origami (Geometria), na confecção das bandeiras do nosso Projeto Bicentenário da Independência; em atividades que misturam o lúdico no dia a dia (receitas, e outras). A gente sabe e ensina a matemática que também está em todos os lugares.

Sabia que tem alguns jogos que podemos usar para ajudar no aprendizado dos alunos/filhos, dentro e fora da escola?

O lúdico na matemática: jogos para estimular o raciocínio

No dicionário, a palavra jogo é definida como “atividade cuja natureza ou finalidade é a diversão, o entretenimento, submetida a regras que estabelecem quem vence e quem perde”. Já a palavra jogar significa “divertir-se, entreter-se”.

Dentro da escola, jogos são aliados para revisar ou introduzir conteúdos, de forma divertida e conectada com os estudantes. Além disso, é divertido para todas as idades. O tempo passa mais rápido, há interação social, sorrisos e excitação em ganhar/perder, além de ser um estímulo ao raciocínio pensar em estratégias para ganhar alguma rodada. E não só: aprendemos a seguir regras e a trabalhar a ética desde cedo.

E tudo bem essa geração ser mais tecnológica. Podemos explorar sua familiaridade com a tecnologia e trazê-los para o protagonismo em sala de aula, criando jogos juntos, por que não?

Isso pode acontecer individualmente ou em grupos, permitindo que inicialmente façam croquis utilizando papel para criação dos jogos e das regras e, posteriormente, lancem os games nas plataformas digitais.

Tempo livre nas férias ou está entediado (a)? Continue lendo para conhecer 3 jogos legais online para passar o tempo, que estimulam o aprendizado da matemática para qualquer idade:

1 – 2048: Disponível em diversas versões no celular e na internet, é bem simples: aglutinar blocos de números iguais até que suas somas cheguem a 2048. Mas vencer não é tão fácil assim. Este game estimula o raciocínio, a estratégia e é uma boa prática da soma de múltiplos de 2.

2 – Math Clash: Quem quiser estimular uma competição saudável e testar o conhecimento da criança, tem no Math Clash uma boa opção, já que o próprio nome, traduzido do inglês, significa “Confronto Matemático”. É um verdadeiro Quiz de aritmética, onde quem acerta mais rápido ganha o confronto, recebe pontos e pode até subir de nível!

3 – Lemonade Stand: É um jogo de simulação de negócios bem fácil de jogar, e com ricas habilidades a serem ensinadas. Nesse jogo, a criança (ou adulto) tem entre 15 a 30 dias para administrar uma barraquinha de limonada,  investindo de forma fictícia em publicidade, e ver quanto consegue ganhar de dinheiro com ela. Com muita diversão, o Lemonade Stand é uma ótima forma de ensinar a manusear dinheiro, estimular a competição entre amigos e a vontade de crescer. E, além da diversão, agrada pessoas de 7 a 100 anos.

Agora você já tem boas opções de jogos para aprender matemática, e brincar enquanto aprende!
Mostre ao seu filho, brinquem juntos e desafiem-se! Divirtam-se!

(FOTOS: Arquivo Colégio Dom Pedro)