Gripes e resfriados: cuidados e outras dicas

Foram tempos complicados até a vacina chegar, não foram? Mas, parece que tudo está “voltando” ao normal. Mesmo assim, os cuidados precisam ser mantidos e em época de temperaturas mais amenas, como o outono e o inverno, é preciso redobrar a atenção para ficar livre de gripes e resfriados.

Mas, você, pai ou mãe, sabia que COVID-19, gripe e resfriado são três doenças distintas causadas por vírus? Todas elas desencadeiam problemas respiratórios; porém, mesmo com sintomas parecidos, tem jeito de diferenciar cada uma delas.

Conhecer os principais sintomas pode ser um auxílio na tomada de decisões, como: procurar ajuda médica de maneira urgente. Vale salientar, no entanto, que, apesar dessas informações serem importantes, nada substitui a opinião de um médico, certo?

Diferenças entre COVID-19, H1N1 e outras gripes

COVID-19, gripe e resfriado são três doenças provocadas por vírus, entretanto, cada uma delas é desencadeada por um agente etiológico diferente. As três doenças podem ser transmitidas de uma pessoa para outra por meio de gotículas eliminadas pelo doente ao falar, tossir ou espirrar. A transmissão também pode ocorrer por meio do contato com secreção dos doentes, sendo as mãos, por exemplo, um importante veículo de transmissão.

No que diz respeito aos sintomas, muitas situações são comuns nas três enfermidades, porém alguns pontos merecem destaque. A febre, por exemplo, é rara em casos de resfriado, mas pode ocorrer comumente em caso de gripe e COVID-19. A falta de ar, às vezes, ocorre em casos de COVID-19, porém mostra-se rara no resfriado e na gripe.”

+INFO:

• COVID-19: uma doença causada por um novo tipo de coronavírus (SARS-Cov-2) que surgiu no final do ano de 2019. A Organização Mundial de Saúde foi comunicada sobre casos de pneumonia sem causa identificada na cidade de Wuhan, na China, em 31 de dezembro de 2019. Rapidamente, a doença espalhou-se pelo mundo e, em 11 de março de 2020, foi classificada pela OMS como uma pandemia.

Os principais sintomas da COVID-19 são: febre, tosse seca e cansaço. Alguns pacientes apresentam ainda: congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta e diarreia. Vale salientar que algumas pessoas permanecem assintomáticas. A doença apresenta-se de forma mais grave em idosos e pessoas com problemas de saúde prévios, como pressão alta, problemas cardíacos e diabetes.”

• GRIPE: causada por um vírus conhecido como influenza. Atualmente circulam três tipos de vírus influenza no Brasil, os tipos A, B e C. Os tipos A e B são os responsáveis por causar epidemias, enquanto o tipo C é mais brando. O influenza tipo A é o responsável por desencadear pandemias, como a ocorrida em 2009, provocada pelo subtipo A (H1N1).

Os principais sintomas da gripe são: febre (em geral, acima de 38 °C), dores no corpo, tosse seca e dor de cabeça. Outros sinais e sintomas podem ser registrados, tais como: calafrios, mal-estar, dor muscular, dor de garganta, secreção nasal, diarreia, vômito e rouquidão. A febre na gripe dura, geralmente, três dias, e os sintomas respiratórios podem manter-se por três a quatro dias após o fim da febre.

A gripe pode desenvolver complicações, principalmente em idosos, crianças menores de cinco anos, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como pressão alta e diabetes.

• RESFRIADO: é uma doença infecciosa causada por vírus, sendo alguns dos mais comuns: rinovírus, adenovírus e coronavírus. Como sabemos, existem diferentes tipos de coronavírus, e os responsáveis por desencadear os resfriados são diferentes do responsável pela COVID-19.

Os principais sintomas do resfriado são: espirro, secreção nasal, congestão nasal, irritação na garganta e tosse seca. Os indivíduos podem apresentar febre, mas a maioria não tem esse sintoma ou desenvolve apenas uma febre baixa. Fonte: brasilescola.uol.com.br/

Confira, abaixo, alguns cuidados para evitar gripes e resfriados e se manter saudável

• Ao usar canetas e pinceis de uso coletivo na escola, lavar as mãos.
  • Não compartilhar alimentos.
  • Higienizar as mãos com água ou sabonete antes de tocar os olhos boca, nariz, após tossir, espirrar ou usar o banheiro.
  • Evitar usar os bebedouros que esguicham água.
  • Utilizar reservatórios com torneiras para abastecer os copos dos alunos.
    Lavar as mãos com água e sabão antes das refeições.
  • Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com as superfícies.
  • Proteger com lenços descartáveis a boca e o nariz ao tossir e espirrar.
  • Manter os ambientes ventilados. Os teclados dos computadores devem ser higienizados SUAVEMENTE com álcool e algodão.
  • Desinfetar equipamentos e utensílios de uso individual e coletivo (mesas,
    carteiras, telefones, computadores, maçanetas, corrimãos, pranchetas de carteiras, etc.) com frequência.
  • Promover diariamente a limpeza do chão com água, sabão e cloro.
  • Manter os banheiros limpos e com papel toalha, ou seja, sempre manter os banheiros com sabão, papel toalha e papel higiênico.
  • Aconselhamos a cada aluno manter em seus pertences um recipiente com álcool gel bem como o repelente (pois não podemos esquecer do mosquito) – com nome marcado. As mães que julgarem conveniente enviar o álcool para ficar em sala fica a critério pessoal e comunicado a professora.
  • O aluno ou funcionário que apresentar os sintomas da doença (FEBRE acima de 38ºC, TOSSE ou DOR DE GARGANTA), deverá ser orientado a procurar atendimento médico em Unidades de Referências e afastamento imediato das atividades escolares.

Links importantes para + informações:

BRASIL. Ministério da Saúde. Influenza A (H1N1).
Disponível em http://www.saude.gov.br/influenza

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Influenza A (H1N1). Disponível em